26 de abril de 2013

Desenvolvimento Sustentável




Somos Voz-Por Um Objectivo



Na Comissão Mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento criada pelas Nações Unidas, surgiu uma definição de desenvolvimento sustentável : desenvolvimento capaz de servir as necessidades do ser humano atual, sem colocar em causa as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não coloca em risco nem esgota os recursos para o futuro.







Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?

O desenvolvimento económico é extremamente importante nos países mais pobres, mas o caminho a seguir terá que ser diferente que o utilizado pelos países industrializados, pois os recursos existentes no nosso planeta seriam escassos. Caso se aplicassem as mesmas formas de desenvolvimento nas sociedades do Hemisfério Sul Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes. Assim, podemos verificar que teremos de fazer uma inversão da forma dos níveis de consumo dos países em desenvolvimento, não pelo aumento de recursos a utilizar, mas pela redução dos níveis observados nos países industrializados.
Os crescimentos económico e populacional nos últimos tempos têm sido marcados por grandes desequilíbrios. Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.
Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se, depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, teria respondido: "...a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?"
A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de desenvolvimento precisam mudar. Os estilos de vida das nações ricas e a economia mundial devem ser reestruturados para levar em consideração o meio ambiente.





Há cinco séculos, exploradores europeus fizeram a primeira viagem à volta do Mundo. Demoraram três anos. Hoje em dia, aviões a jacto circundam a Terra numa milésima parte desse tempo. Os satélites demoram menos de uma hora fazê-lo. Estas comparações realçam algo de que todos nos temos vindo a aperceber: a Terra é um planeta relativamente pequeno e o nosso impacto sobre ele está a aumentar.

O aumento da população mundial e os avanços na ciência fazem com que nós alteremos a forma como o mundo funciona. Parte dos impactos que provocamos, são devidos à forma como utilizamos os recursos, nomeadamente a energia, a água e o espaço. Quanto mais gastamos, menos resta para os outros seres vivos. Igualmente importante são os resíduos que produzimos, desde lixos domésticos aos fumos dos escapes dos automóveis e das industrias. Grande parte destes detritos acaba por chegar aos oceanos e à atmosfera, onde podem ter efeitos nocivos e de grande alcance.

É preciso numa visão ampla que a palavra – sustentabilidade - seja verdadeira, que seja descrita como democracia política, equidade social, eficiencia económica, diversidade cultural, saúde, segurança e conservação do meio ambiente, na teoria e na prática.

Tudo isto escrito até agora, vai ter grande impacto a quatro níveis de desenvolvimento sustentado:





O desenvolvimento sustentável perfeito, tem de fazer uma interligação harmoniosa com os valores fatores de cada uma das sustentabilidades:
 


Um comentário:

  1. “Gostaria de indicar um site, o www.jzmagazine.com.br. Nele tem roupas masculinas, femininas, utilidades domesticas e outros.

    Para quem quiser comprar sem gastar muito. Fica a dica.

    NÃO TEM VALOR MINIMO PARA COMPRA, O CLIENTE COMPRA O VALOR QUE QUISER”.

    ResponderExcluir